Conclusão de ano é o período em que a maioria dos lojistas pausa suas atividades, reflete a respeito de as conquistas do ano que está terminando e projeta o que se deseja pro ano seguinte. Depois de isto, é hora de traçar um plano de marketing para garantir que as metas planejadas são possíveis de serem alcançadas e como se chegará por este objetivo. O que é um plano de marketing?
Qual é a importancia de um plano de marketing? O questão do plano de marketing é fazer a organização amadurecer. Em vista disso, se a tua pretenção é alavancar as vendas, este planejamento pode ajudá-lo a publicar mais os produtos e incentivar as compras. Diversos lojistas não executam nenhuma estratégia de marketing que comprovam de que neste instante têm em tuas mentes o que deve ser feito pra atingir os objetivos da loja. Contudo, o acontecimento de colocar o plano no papel permite que o empresário estruture melhor teu plano, identifique melhorias, faça ajustes e obtenha melhores resultados.
Ademais, com tudo inscrito, é mais fácil medir resultados e analisá-los depois. No caso de lojas que têm equipes de colaboradores, o plano de marketing torna-se ainda mais relevante, visto que retrata aos colaboradores quais são os objetivos e como se chegará até eles. Desta forma, os colaboradores ficam cientes do que deve ser realizado e, caso precisem tomar uma decisão que tenha conexão com isso, optarão por medidas mais assertivas. Como elaborar um plano de marketing? Ciente da sua seriedade, é hora de começar a fazer esse documento.
Para começar o teu plano de marketing, analise os fatores externos à loja e que provocam a tua dinâmica. Ele é um nicho? Ainda há espaço para crescimento? Quais são as tendências pra ele? Há fatores políticos, econômicos, tecnológicos ou climáticos que são capazes de influenciá-lo? Por este ponto, você deverá deslocar-se atrás de estudos e análises ou consultorias especializadas para munir-se de informações.
A primeira pergunta a ser respondida é: quem é o seu comprador? Um estudo de buyer persona podes lhe socorrer a responder a esta pergunta com riqueza de fatos. Ou seja, saber quais são suas características mais marcantes, tuas dores, como e qual problema a loja e seus produtos escolhem pra ele e muito mais.
Também, é primordial saber qual é a jornada de compra que a buyer persona percorre. O segundo passo é sondar a loja. O diferencial da loja é o que ela tem de melhor em ligação às outras corporações. É o que a destaca. Deste jeito, é nisto que se precisa focar. Qual é o diferencial da tua loja? Melhores condições de entrega?
Utilização de alguma matéria-prima especial? Defina o diferencial da tua loja, descubra como explorá-lo e comunicá-lo ao freguês. Desse modo, você será capaz de manter o que de imediato está agradável e aprimorar o que está enfraquecido. Não é possível traçar um plano pra “chegar lá” sem definir onde “lá” fica. Deste modo, defina - com metas claras e reais - qual é o objetivo de marketing da loja.
Uma interessante recomendação é pôr a metodologia SMART proposta por George T. Doran em 1981. Ela defende que um intuito deve ter cada uma das características do acrônimo. S - Specific (Específico) - O objetivo precisa definir exatamente qual é o tópico do objetivo. M - Measurable (Mensurável) - Deve ser possível de ser medido pra que, regularmente, sejam feitas análises pra saber se está perto ou não de atingi-lo.